Domingo tem nova sessão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro da Instalação

Domingo tem nova sessão do espetáculo ‘Helena’ no Teatro da Instalação

Neste domingo (26/05), o Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, no Centro) abre as portas para receber o público para nova sessão do espetáculo “Helena”, do Ateliê 23, às 19h. Os ingressos estão disponíveis por R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada) no site atelie23.com e no Instagram (@atelie23). A classificação é de 16 anos.

Com direção de Taciano Soares, “Helena” conta a trajetória de uma mulher, filha do cantor Cauby Peixoto, mãe de dois filhos, professora que formou muitos jovens no bairro Redenção e superou todas as dificuldades do destino com muita determinação. Em cena estão momentos desde a infância da protagonista até a morte do segundo marido, de quem cuidou durante sete anos. 

“O espetáculo é mais que uma homenagem para a minha mãe, é para muitas mulheres brasileiras que precisam renascer todos os dias”, afirma o diretor da peça e da companhia. “Foi muito significativo ter a casa cheia na estreia, com ingressos esgotados, porque é um trabalho intenso, todo reconstruído em um mês, e o público correspondeu com muita receptividade”. 

A produção está com novo elenco, figurino, cenário e trilha sonora e compõe o projeto “Ateliê 23: 10 anos!”, que tem apoio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e Prefeitura de Manaus, através da Lei Paulo Gustavo.

No elenco estão Amanda Magaiver, Emily Danali, Eric Lima, Fernanda Seixas, Francis Madson, Iogan Montefusco, Julia Kahane, Sarah Margarido, Taciano Soares e Vívian Oliveira. O espetáculo traz músicas novas para a trilha sonora, com arranjos de Guilherme Bonates, Luana Aranha e Stivisson Menezes.

A temporada de “Helena” se estende até agosto, com duas apresentações por mês, no Teatro da Instalação, com capacidade para 200 pessoas na plateia. 

Público

A empresária Priscila Sales conheceu o trabalho do Ateliê 23 a partir de “Cabaré Chinelo”, peça que assistiu duas vezes, e estava na plateia de “Helena” logo na estreia.  

“É a história de um filho contando a vida da mãe, a guerreira dele, tudo na vida dele, deu para sentir isso, o que mexeu comigo, que sou mãe. Eu me emocionei muito”, comenta a empresária. “A história de luta é de todas nós, porque tem momentos que nos identificamos com a Helena. Esse filho conseguiu ter a sensibilidade de criar uma peça para falar da mãe dele e chega em outras mulheres também”. 

É a primeira vez que o estudante Aristóphanes Ferreira assiste ao espetáculo e chegou ao novo trabalho da companhia também após a experiência de “Cabaré Chinelo”. 

“O que me impressionou neste enredo foi a força constante, toda luta da protagonista para tentar sobreviver, desde ter perdido a mãe biológica três dias depois do nascimento, depois a mãe adotiva na adolescência, ter que se mudar e lidar com todo esse sufoco”, destaca o estudante. “A cena que ela fica sobrecarregada com tudo que ela tem que viver lembra a minha mãe e isso me impactou bastante”. 

Já a arquiteta Adriana Verão pontuou todos os elementos que a deixaram encantada pela produção. 

“Eu achei interessante que a peça chama atenção em vários momentos, é uma produção dinâmica. Fiquei encantada com o talento dos artistas, gostei da muito trilha sonora, foi perfeito”, explica a empresária. 

Trajetória

A primeira apresentação de “Helena” foi em 2018, no Centro Cultural Usina Chaminé.

O espetáculo encerrou a 14ª edição do Festival de Teatro da Amazônia, em 2019, no Teatro Amazonas. No mesmo ano, a obra participou da programação do Festival Palco Giratório, realizado pelo Sesc.

Em 2020, a peça ganhou nova versão para compor a programação do Combo 23, projeto contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Sucesso de público e crítica, “Helena” recebeu indicação ao Prêmio Brasil Musical, na categoria “Melhor Musical Norte”. A produção foi a única representante da região Norte a participar da segunda edição da mostra a_ponte: cena do teatro universitário, na programação teatral de 2020 do Itaú Cultural, em São Paulo.

Ficha técnica

Direção: Taciano Soares
Elenco: Amanda Magaiver / Emily Danali / Eric Lima / Fernanda Seixas / Francis Madson / Iogan Montefusco / Julia Kahane / Sarah Margarido / Taciano Soares / Vívian Oliveira
Dramaturgia: Eric Lima / Francis Madson / Taciano Soares
Assistência de direção/Direção musical: Eric Lima
Banda/Arranjos: Guilherme Bonates/ Luana Aranha/ Stivisson Menezes
Composições: Eric Lima/ Taciano Soares
Iluminação: Lore Cavalcanti
Cenografia: Taciano Soares
Arte Projeção: Cícero Benedito
Figurino: Eric Lima e Taciano Soares
Id visual: Eric Lima
Assessoria de imprensa: Manuella Barros