Casarão de Ideias passa a integrar comitê gestor de projeto desenvolvido pelo Museu da Pessoa
O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) passa a integrar o comitê gestor do projeto ‘Brasil Memória em Rede II’, desenvolvido pelo Pontão de Cultura, Museu da Pessoa. O projeto tem como principal objetivo a realização de ações de fomento em rede no tema ‘Patrimônio e Memória’, contemplando atividades de pesquisa, mobilização, diagnóstico, articulação e disseminação em todo o País.
Ao lado de outras cinco instituições culturais (Museu Memorial Sertanejo, Vokuim, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Museu Aberto de Gerências Mineralogia e Astronomia e Casa Opoca), o Casarão de Ideias terá como missão participar de reuniões de avaliação e discussão do andamento do projeto, dando apoio na construção do edital e da seleção dos agentes, além de representar regionalmente o Pontão de Cultura.
“Poder integrar esse comitê gestor, juntamente com outras instituições tão importantes, demonstra a relevância que o Casarão de Ideias vem conquistando em todo o território nacional. Neste projeto em específico, vamos ajudar a valorizar a memória como ferramenta de desenvolvimento social e cultural do Brasil. Uma cidade, um estado ou país sem memória é um local sem história e sem identidade. Por isso a necessidade de preservarmos a nossa história”, comenta João Fernandes, diretor do CCCI.
O projeto tem, ainda, como objetivo fomentar o diálogo entre produtores, articuladores e usuários de conteúdos de memória para democratizar o uso e a prática da memória histórica brasileira. Entre as principais ações estão: mobilização de grupos temáticos para realização de ações coletivas em seus campos de atuação; apoio à realização das ações estratégicas dos grupos temáticos; mapeamento de iniciativas de memória; divulgação de artigos, notícias e ações acontecendo em todo o país com foco em memória e desenvolvimento social e cultural.
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida aberto à participação de toda pessoa. Fundado em 1991, o espaço acredita que contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar seu jeito de ver o mundo.
Comentários do Facebook