Trânsito de Manaus: de Paris dos Trópicos para tráfego desorganizado da Índia

Trânsito de Manaus: de Paris dos Trópicos para tráfego desorganizado da Índia
Foto: Reprodução

Por: Thiago Monteiro

 

Acidentes de trânsito com vítimas fatais, brigas, discussões, gestos obscenos e dentre outros problemas são vistos diariamente em várias vias, avenidas, ruas, buracos e vielas da capital amazonense. A educação passou longe para o condutor de carros de passeio, de motocicletas, ônibus, caminhão, carreta, de aplicativo e dentre outros.

As perguntas que ficam são onde estão os Agentes de Trânsito de Manaus? Onde estão os gestores de trânsito da Prefeitura de Manaus e Governo do Estado? Será que multar o condutor ajudaria a resolver parte dos problemas que a cidade anda enfrentando em relação ao trânsito? Pode ser que sim, pode ser que não, mas uma coisa é certa mexendo no bolso do cidadão, o mesmo pensaria duas vezes antes de cometer uma infração.

Fazer campanhas educativas ajudaria? Creio que sim, mas ainda fico com a primeira opção, pois dirigir em Manaus está ficando muito perigoso, na verdade sempre foi, no entanto, de uns tempos pra cá a situação está cada vez mais complicada, pois todo mundo acha que pode tudo, motociclista, motorista de caminhão, condutores em geral andam na contramão em avenidas, ruas. Canteiros centrais viraram pontos de retorno, diversas obras estão estrangulando as principais vias, pessoas estão apontando armas para as outras, o celular também é um grande vilão para os motoristas, enfim, se for enumerar os problemas que são vistos na cidade, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas ficariam com os cofres públicos atolados de dinheiro com tanta multa para essas pessoas sem educação.

Mas eu pergunto novamente: Onde estão os agentes de trânsito de Manaus? Onde estão os gestores de trânsito? Eu quase não os vejo para aplicar essas multas, ou seja, o condutor faz o que quer, o trânsito fica bagunçado, a cidade está bagunçada e o que os gestores estão fazendo em relação a isso? Estão no gabinete? No home office? Eu acho que nada, simplesmente nada, enquanto isso acidentes, o desrespeito com o próximo, mortes, o estresse só aumentam na Paris dos Trópicos, que atualmente, está mais para um trânsito indiano, onde é tudo bagunçado e o motorista faz o quer.

Números

Manaus não é mais uma cidade pequena, até porque a quantidade de veículos cadastrados no município, em 2018, era de 537.000, enquanto que em 2020, a frota já está batendo na casa de 597.656. Um levantamento recente de um órgão de trânsito também apontou um aumento no número de motocicletas. Em 2018, eram 172.009. Agora, são 191.381. A frota de carros cadastrada há dois anos era de 364.991 e saltou para 406.275 em 2020, ou seja, é muito veículo na rua e muito desrespeito nesse trânsito caótico.

Fiscalização eletrônica

Voltar com as antigas "corujinhas" ajudaria nesse trânsito caótico? Claro, alguns acidentes que estão ocorrendo diariamente poderiam ser evitados, motoristas em geral não avançariam no semáforo vermelho. O objetivo deste texto não é defender uma indústria de multas, não é mexer no bolso do manauara, que já sofre com a pandemia e tantos outros problemas econômicos, mas é conscientizar a população, ou seja, os poderes Executivos sendo mais rigorosos com campanhas publicitárias, com multas ao motorista, seja lá qual for o ramo, a pessoa tem que se adequar com a legislação vigente e não fazer besteira para prejudicar os outros.