'Houve brigas que eu não deveria ter escolhido na Ferrari', diz Vettel

A avaliação de Vettel sobre seu tempo na Ferrari foi pragmática, mas brutal também

'Houve brigas que eu não deveria ter escolhido na Ferrari', diz Vettel
Sebastian Vettel se abriu sobre seus seis anos na Ferrari - Foto: FIA

Paris - Em uma entrevista franca e honesta para a Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), Sebastian Vettel se abriu sobre seus seis anos na Ferrari, sua falta de arrependimentos por não ter vencido o campeonato com a Scuderia, e a única coisa que ele mudaria em retrospectiva.

Vettel foi convidado a refletir sobre seu tempo na Ferrari que em breve chegará ao fim quando ele se juntar à equipe Aston Martin (atualmente Racing Point) em 2021. Ele foi refrescantemente franco ao olhar para trás no que poderia ter melhorado em seis temporadas com a Ferrari, ou seja, "lutas" não necessárias – mas sustentou que não se arrependeu.

"Acho que não vou continuar me arrependendo de olhar para trás. É verdade que eu falhei porque eu me estaquei a missão do objetivo de ganhar o campeonato mundial com a Ferrari, eu falhei; Não consegui fazer isso. Há coisas que eu deveria ter feito melhor, coisas que talvez eu deveria ter visto antes, lutas que talvez eu não deveria ter escolhido. Mas acho que tudo o que aconteceu me trouxe para onde estou agora, entende? Eu geralmente não estou falando sobre coisas que acontecem na pista agora, perdendo o carro em Hockenheim em condições meio úmidas e semi-secas. Muitas pessoas apontam isso como um ponto baixo, mas não falando sobre coisas assim. Acho que olhando para trás eles [as lutas] não valeram a pena lutar. Entende o que quero dizer? Mas novamente parte disso provavelmente era da minha natureza e era natural fazê-lo, e eu acho que eu tinha um ponto também em algumas dessas pequenas lutas e batalhas, o que quer, mas sim eu acho que no final é assim que você amadurece e como você aprende."

A avaliação de Vettel sobre seu tempo na Ferrari foi pragmática, mas brutal também. É uma relação que não rendeu campeonatos, mas 14 vitórias, tornando-o o terceiro piloto mais bem sucedido da Scuderia nesse quesito, e seu quarto piloto mais experiente com 111 largadas.

"Se eu sou justo e duro, então eu falhei. Havia razões? Provavelmente sim, mas não as aceito como desculpas. O que quer que tenha acontecido também, acho que me colocará no próximo passo e no próximo nível para focar na próxima coisa. Mais uma vez eu acho que o importante é que eu não tenho o sentimento de arrependimento. Estou feliz em seguir em frente...", concluiu Vettel.

O tetracampeão tem sete corridas com a Ferrari antes de se mudar para a Aston Martin. O Grande Prêmio de Eifel é o próximo, Vettel tendo vencido a última corrida de F-1 em Nurburgring, em 2013, pela Red Bull.

 

Com informações da Fédération Internationale de l'Automobile (FIA)