Cine Narciso Lobo apresenta produções da La Xunga nesta sexta-feira

Cine Narciso Lobo apresenta produções da La Xunga nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (23/05), às 23h, o Cine Narciso Lobo, programa da TV Ufam que aborda o cinema amazonense, apresenta as produções da La Xunga. Entre os destaques desta edição estão o documentário “Anamã, a Veneza do Amazonas”, o curta-metragem “O Dilema de Antônia” e o videoclipe “A Bajara”.

Com direção de Orlando Júnior, “Anamã, a Veneza do Amazonas” foi gravado em 2021, durante uma das maiores enchentes que aconteceu nos rios da bacia Amazônica. A produção audiovisual mostra a rotina dos moradores do município que fica distante 162 quilômetros de Manaus e que, nos últimos 10 anos, sofrem os impactos da cheia do rio Solimões.

“O município fica completamente alagado e os moradores têm de se adaptar com a subida repentina das águas”, comenta o diretor. “Anamã é chamada de Veneza do Amazonas porque os moradores não gostam de construir passarelas, eles preferem navegar em canoas, lanchas entre outras embarcações pelas ruas da cidade, é uma história interessante”.

Em “O Dilema de Antônia”, de nove minutos, o enredo é voltado para a protagonista, vivida pela atriz Ana Rebouças, que vive uma mistura de sentimentos quando o carro que ela dirige começa a apresentar problemas no Centro da cidade. Diante da oportunidade de ajuda, a personagem alterna suas atitudes conforme o medo, ódio, alegria e vingança.

O videoclipe da música “A Bajara”, de Marcelo Nakamura, com participação do cantor pernambucano Otto, fecha a programação do Cine Narciso Lobo, apresentado por Caio Pimenta, editor-chefe do Cine Set.

O nome da composição é inspirado no meio de transporte popularmente conhecido no Pará como ‘bajara’, uma embarcação de pequeno porte, que, no contexto da canção, traz o movimento do carimbó, do Pará, passa por Manaus, no Amazonas, por Boa Vista, em Roraima; e por Santarém, de volta ao Pará. O videoclipe acontece de um encontro de estados diferentes da Amazônia e, a partir daí, é formado um movimento cultural que aproxima as realidades desses lugares e leva para outras regiões.

La Xunga

A La Xunga Produções foi fundada em fevereiro de 2014 e tem no comando Orlando Júnior, Fernando Crispim e Jayth Chaves Neto.  A produtora atua em diversos segmentos do audiovisual, como produção de filmes de ficção, documentário, publicidade, jornalismo, institucionais, lives, shows e videoclipes.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, a La Xunga registrou as dificuldades que surgiram por todo o Amazonas e estados vizinhos, colaborando com diversas agências de notícias nacionais e internacionais.