Especialista da Fórmula destaca os benefícios da musculação para as mulheres na menopausa

Especialista da Fórmula destaca os benefícios da musculação para as mulheres na menopausa

Perda da massa muscular, da densidade óssea e metabolismo lento. Esses são alguns dos sintomas físicos que podem acompanhar as mudanças da menopausa que, em muitas mulheres, começam a ser sentidas por volta dos 50 anos. A prática de exercícios e, especialmente, o levantamento de peso, pode ajudar a diminuir esses problemas e ainda melhorar a saúde e o bem-estar da mulher, de forma geral.

“O levantamento de peso não só desafia os músculos, como também os ossos. Na verdade, exercícios de resistência, como a musculação, estimulam a formação de tecido ósseo e o aumento da densidade óssea, algo muito importante e benéfico para as mulheres nessa fase”, afirma o educador físico e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero.

Benefícios

Além de aumentar a densidade óssea, a musculação eleva a massa muscular magra, que por sua vez pode ajudar a acelerar o metabolismo e queimar mais calorias em repouso. “Isso pode ser especialmente importante para as mulheres antes e depois da menopausa, já que as alterações hormonais podem levar à diminuição do metabolismo e ao aumento da gordura corporal”, explica.

Não apenas a questão física, mas o humor e a autoestima também melhoram com a prática regular da musculação. “As mulheres que apresentam distúrbios de sono e ondas de calor também podem ter sua qualidade de vida e humor prejudicados. Mas o treinamento de resistência mostrou ser uma ferramenta eficaz, contribuindo para regular a temperatura corporal e na liberação de endorfinas, que são analgésicos naturais e substâncias químicas no cérebro, que melhoram o humor, promovendo o bem-estar emocional”, destaca.

O levantamento de peso pode oferecer muitas vantagens e sua prática, de forma consistente, pode ajudar a mulher a manter uma boa saúde física e mental, não apenas antes e depois da menopausa, como também à medida que envelhece. Para quem quer iniciar a prática, o especialista listou algumas dicas.

“É importante consultar um médico antes de iniciar qualquer programa novo de exercícios, especialmente se você tiver problemas de saúde ou preocupações pré-existentes. Comece com um instrutor qualificado: trabalhar com um profissional capacitado é primordial. Respeitar os limites e avançar gradualmente também é outro ponto importante, inclusive para reduzir o risco de lesões”, orienta.