Governo do Amazonas participa de reunião com ministro da Casa Civil sobre oportunidades de investimentos
Conclusão de obras será prioridade da atuação junto ao governo federal
Manaus - O Governo do Amazonas esteve reunido, nesta terça-feira (31/01), com representantes da Casa Civil da Presidência da República, dos 27 estados e do Distrito Federal. O objetivo do encontro foi a discussão de oportunidades de investimentos para o Estado e Municípios, em especial, voltado à conclusão de obras públicas.
No dia 27 de janeiro, o governador Wilson Lima esteve em Brasília, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros governadores. Na oportunidade, os governos estaduais e consórcios regionais listaram suas principais demandas, para que possam constar no Plano de Investimentos do Governo Federal.
Na ocasião, Wilson Lima pontuou as questões da trafegabilidade da BR-319, a proteção do modelo econômico Zona Franca de Manaus e a situação de desmatamento no sul do estado. Em todas essas demandas, Lima garantiu que o Governo Federal sinalizou de forma positiva para um caminho de diálogo.
A reunião desta terça-feira (31/01) ocorreu em desdobramento da agenda iniciada em Brasília. Ficou alinhado que o plano trabalhará, em um primeiro momento, voltado a dar celeridade à conclusão de obras públicas, conforme destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que participou do encontro representando o Governo do Amazonas.
“Esse encontro é de extrema importância para que os Estados e os Consórcios Regionais dialoguem, de forma efetiva, com o Governo Federal. É uma abertura para a construção conjunta de propostas que, conforme prevê o planejamento inicial da presidência, irá incluir primeiramente investimentos para obras estruturantes nos Estados e Municípios”, pontuou.
O Plano de Investimentos do Governo Federal tem como diretrizes a retomada de obras paradas e a finalização das que ainda se encontram em andamento; a promoção da integração e redução das desigualdades regionais; a priorização de investimentos que contribuam para a transição ecológica e a integração do investimento em infraestrutura ao processo de reindustrialização.
Desta forma, no Amazonas devem ser priorizados investimentos de infraestrutura de rodovias federais – entre elas a BR-230, BR-174, BR-307 e a BR-319 – e hidrovias, como a do Rio Madeira, com intervenções que permitam maior segurança na trafegabilidade. Em nível local, o Estado também vai apresentar uma proposta para reestruturação da área portuária da Manaus Moderna. O Estado também vai pleitear a priorização do Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE) entre as agendas.
Com informações da assessoria de imprensa
Comentários do Facebook