Henrique Oliveira troca de vice

A Procuradoria Regional Eleitoral afirma que a habilitação do registro da candidata só passaria a valer em 2023

Henrique Oliveira troca de vice

Manaus - O Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE-AM) impugnou a candidatura da vice de Henrique Oliveira, a ex-deputada Vera Lúcia Castelo Branco (PODE). Decisão ocorreu após a candidata a vice-governadora não apresentar a prestação de contas das eleições de 2018, quando concorria a uma vaga à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

Agora passa a formar a chapa de Henrique Oliveira, Edward Malta, presidente estadual do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O substituto é natural de Carauari e concorria a deputado federal, agora faz novo registro para vice do governo perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), que irá analisar a candidatura.

Sobre o contratempo nas apresentações de documentos, Vera Lúcia alega que o advogado do caso foi embora para os Estados Unidos sem apresentar uma procuração aos autos referentes ao último pleito. A Procuradoria Regional Eleitoral ressalta que mesmo que a candidata preste suas contas agora, a habilitação para concorrer só passaria a valer a partir do ano que vem, o que impede a aceitação do registro neste momento.

Convenção

O TRE-AM manteve a convenção do PROS, do dia 4 de agosto, que selou o apoio a Henrique Oliveira (PODE) como candidato a governador. Osvaldo Cardoso Neto, ex-presidente da executiva estadual do PROS pediu anulação do reconhecimento do evento, pois queria que o Tribunal validasse a convenção que foi realizada no dia 5 de agosto e indicou apoio a Federação PSDB/Cidadania, que tem Amazonino Mendes como candidato ao governo do Amazonas. O pedido foi rejeitado.