Pesquisa Abrasel no Amazonas revela expectativa de aumento no faturamento com o Dia dos Pais para o setor

Pesquisa Abrasel no Amazonas revela expectativa de aumento no faturamento com o Dia dos Pais para o setor

O Dia dos Pais é uma data especial que movimenta bares e restaurantes todos os anos, sendo uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas e atrair novos clientes. Neste ano, no Amazonas, a expectativa do setor é de um considerável aumento nas vendas. 

Uma pesquisa realizada pela Abrasel no Amazonas, entre 22 e 29 de julho, revela que 90% dos estabelecimentos planejam abrir suas portas no domingo dedicado aos pais. Entre esses, mais da metade (67%) espera um faturamento até 20% maior em comparação com o ano passado. Além disso, o estudo indica que, em comparação com um domingo comum, 60% dos empresários antecipam um crescimento de até 20% nas vendas.

"O setor da alimentação fora do lar espera um bom faturamento no Dia dos Pais, o que alivia e representa um fôlego extra, principalmente para quem está com aperto no fluxo de caixa. Porém, ainda não é o suficiente para transformar a realidade que tem sido mostrada ao longo dos últimos meses, com muitas empresas operando sem registrar lucro", afirma o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini.  

Situação financeira do setor em todo o estado 

Embora haja uma expectativa de crescimento nas vendas, a pesquisa indica que, em junho, 62% das empresas amazonenses não obtiveram lucro. Dentre esse total, 39% operaram em equilíbrio financeiro, enquanto 23% registraram prejuízo. Ainda, 31% das empresas estão com dívidas em atraso, o que evidencia os desafios enfrentados pelo setor.

Entre as empresas que enfrentam dificuldades financeiras, 71% devem impostos federais, 50% devem impostos estaduais, 50% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 43% têm empréstimos bancários em atraso, 32% têm débitos de aluguel, 32% têm débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone, 25% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas, 21% estão em atraso com taxas municipais, 21% devem a fornecedores de equipamentos e serviços, e 14% estão em atraso com pagamentos de empregados.

Para driblar as dificuldades, a associação ressalta a importância da adesão das empresas ao Perse, programa que oferece benefícios fiscais ao setor, destacando que mesmo aquelas com dívidas em atraso devem se inscrever até 02 de agosto para discutir suas condições na justiça, e informa que a seccional Amazonas está disponível para esclarecer dúvidas e orientar nessa adesão.