Pesquisa aponta que segundo turno será disputado por Amazonino e David Almeida

A pesquisa Eficaz observou um segundo turno indefinido, quando simulado o confronto entre os dois candidatos Amazonino Mendes e David Almeida

Pesquisa aponta que segundo turno será disputado por Amazonino e David Almeida
Os números da pesquisa Eficaz para a prefeitura de Manaus, retratam até o momento um cenário pré-definido das eleições municipais - Foto: Divulgação Eficaz

Manaus - Os números da pesquisa Eficaz para a prefeitura de Manaus, retratam até o momento um cenário pré-definido das eleições municipais. Com maior probabilidade de disputar o segundo turno das eleições, está o candidato Amazonino Mendes com 29,1% da intenção de votos, seguido por David Almeida com 22,6%, José Ricardo com 6,0%, Capitão Alberto Neto com 5,5%, Alfredo Nascimento 4,8%, Coronel Menezes com 4,7%, Chico Preto com 3,4%, Ricardo Nicolau com 2,8%, Romero Reis com 0,9%, Marcelo Amil com 0,4% Gilberto Vasconcelos com 0,2% da preferência do eleitorado. Indecisos somam 3,6% e Brancos e nulos 16,0%.

Rejeição

Quando o eleitor entrevistado é questionado sobre em quem ele não votaria de jeito nenhum, o candidato Amazonino Mendes aparece em primeiro com 23,4% da rejeição do eleitorado; seguido por Alfredo Nascimento com 22,0%, José Ricardo com 6,5%, David Almeida com 5,9%, Chico Preto com 4,1%, Capitão Alberto Neto com 3,1%, Coronel Menezes com 2,7%, Ricardo Nicolau com 2,3, Gilberto Vasconcelos com 2,1%, Romero Reis com 0,9%, Marcelo Amil com 0,3%.

2º Turno

A pesquisa Eficaz observou um segundo turno indefinido, quando simulado o confronto entre os dois candidatos que lideram as pesquisas, Amazonino Mendes aparece com 36,7% da intenção de voto, e David Almeida com 34,3%, indecisos somam 6,9%, e Brancos e nulos 22,2%. Analisando somente os votos válidos, Amazonino Mendes tem 51,7% da intenção de voto, e David Almeida 48,3%.

Análise

O estudo realizado por meio da Eficaz, retrata a maior probabilidade de disputa do segundo turno entre os candidatos Amazonino Mendes e David Almeida. A simulação de segundo turno executada através da Eficaz, evidenciou a partir do tratamento estatístico interno que, o grande número de eleitores indecisos agregado a rejeição de cada candidato, reduz as chances de se prever com antecedência um candidato vencedor para as eleições Municipais de 2020. A absorção de possíveis votos dos demais candidatos, avaliada como probabilidade condicional, não revela com significância estatística um possível candidato vencedor.

 

Com informações da Eficaz - Pesquisa e Tecnologia