Pesquisa de intenção de compras da CDL Manaus prevê aumento de 2,8% nas vendas do Dia das Mães, com arrecadação de mais de R$ 155 milhões
O Dia das Mães, celebrado no Brasil sempre no segundo domingo de maio - em 2024, será em 12 de maio - é uma das datas mais significativas para o comércio varejista em todo o mundo. Esta ocasião especial representa uma oportunidade única para filhos e filhas demonstrarem seu amor e gratidão por suas mães através de presentes e gestos carinhosos. Para os varejistas, o Dia das Mães é um momento crucial para impulsionar as vendas e atrair novos clientes, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços especialmente dedicados a essa data. É um período em que as lojas se enchem de opções criativas e inspiradoras, criando um ambiente de afeto e celebração por todo o comércio.
De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a expectativa de crescimento nas vendas do comércio amazonense para o Dia das Mães é de 2,8% em comparação ao mesmo período de 2023. O aumento equivale a arrecadação de mais de R$ 155.000.000,00 na receita bruta, com ticket médio de compras de aproximadamente R$ 167.
Segundo o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o Dia das Mães é reconhecido como a terceira data sazonal com maior volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal e do Ano Novo.
“A pesquisa realizada pela CDL Manaus é abrangente, fornecendo insights valiosos sobre as preferências das mães, incluindo o tipo de presente que desejam receber até mesmo o valor médio que os filhos planejam gastar em presentes. Além disso, destaco a bela tradição de solidariedade e harmonia que esse momento inspira, onde o presente pode ser direcionado para outras figuras maternas, como a avó, ou para mães que ajudam outras pessoas”, disse o presidente.
Ralph Assayag enfatiza que os comerciantes estão plenamente preparados para atender à demanda gerada pelo Dia das Mães, e ressalta que as formas de pagamento estão mais facilitadas do que nunca. Quanto à geração de empregos temporários, o empresário expressa otimismo, sugerindo que os números podem superar os registros do ano anterior.
Segundo a pesquisa, 94% dos entrevistados pretendem presentear nesta data comemorativa. A maior porcentagem pretende presentear as mães (77%), seguido de avó (23%), sogra (21%), esposa (20%), irmã (16%), tia (16%), filha (11%), amiga (11%), cunhada (5%), madrinha (4%), nora (3%), namorada (2%), ex-mulher (2%), madrasta (1%), indecisos (2%).
O que pretendem presentear
Os artigos de perfumes e cosméticos lideram a lista de intenção de compras para o Dia das Mães, com 44%, seguidos por vestuário (34%), calçados (30%), bolsa e acessórios (19%), almoço ou jantar (17%), joias (16%), eletrodoméstico (16%), cama, mesa e banho (14%), flores (12%), celular (11%), eletroeletrônico (7%), viagens e passeio (3%), indecisos (14%).
O que as mães gostariam ganhar
Por outro lado, a pesquisa também identificou os itens que as mães gostariam de ganhar. Perfumes e cosméticos lideram a lista, com (31%); seguidos por vestuário (29%); calçados (24%); celular (21%); bolsas/acessórios (17%); almoço/jantar (16%); eletrodoméstico (13%); viagem/passeio (12%); cama/mesa/banho (11%); flores (7%); artigos esportivos (3%) e indecisos (7%).
Pretensão de gasto
Sobre o valor a ser gasto, a maioria (41%) planeja investir entre R$ 101,00 e R$ 200,00; enquanto outros (32%) preferem gastar entre R$ 201,00 e R$ 300,00 reais; (14%) até R$ 100,00 reais; (8%) de R$ 301,00 a R$ 500,00 reais e (5%) acima da R$ 500,00.
Fatores que influenciam o local compra
Os fatores que mais influenciam na escolha do presente são: promoções e descontos (66%); preço (58%); facilidade de pagamento (27%); atendimento (22%) e frete (8%).
Forma de pagamento
Em relação à forma de pagamento, o pagamento no pix é o mais cotado com (43%); seguido de cartão de crédito parcelado (38%); dinheiro (34%); cartão de débito (20%); crediário da loja (5%) e cartão de crédito 1x (3%).
Local de compra
Na hora de escolher onde comprar, os shoppings centers (38%) são os principais destinos, seguidos pelo comércio do centro (30%); internet lojas virtuais ficou com (13%); comércio do bairro (5%); supermercado (2%) mas tem aqueles que ainda não sabem onde vão comprar com (12%).
A pesquisa foi realizada com mais de 2.516 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres maiores de 18 anos, via Google Formulários e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 08 a 19 de abril.
Comentários do Facebook