Por indicação do deputado João Luiz, projeto RespirAR é renovado e ampliado pelo Governo do Amazonas para 2023
João Luiz também relembrou que fez a indicação ao Governo do Amazonas de tornar permanente o RespirAR, que também foi tema de debate em uma universidade de Portugal
Manaus - O RespirAR, indicativo do deputado estadual João Luiz (Republicanos) ao Governo do Amazonas, que é referência internacional em tratamento de pacientes com sequelas leves e moderadas de Covid-19 foi renovado e ampliado aos municípios de Parintins, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Codajás, Fonte Boa, Envira, Presidente Figueiredo e Humaitá nesta quarta-feira (9), pelo governador Wilson Lima.
“Neste ano, por meio de requerimento indicamos ao governo que fosse renovado os contratos dos profissionais que atuam no RespirAr e a ampliação para o interior do estado. Esse projeto é de excelência e ajuda na recuperação de pacientes de Covid-19 do nosso estado”, disse o deputado João Luiz.
João Luiz também relembrou que fez a indicação ao Governo do Amazonas de tornar permanente o RespirAR, que também foi tema de debate no 31º Encontro Internacional da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.
O governador do Amazonas, Wilson Lima destacou que o Projeto RespirAR está fazendo a diferença na vida da sociedade amazonense. “Isso muda a vida das pessoas e mostra que estamos no caminho certo. Esse é um programa que ganhou repercussão nacional e internacional”, afirmou o governador.
O diretor-presidente da Fundação Amazonas Alto Rendimento (FAAR), Jorge Oliveira destacou que o projeto além de ajudar na reabilitação de pacientes do Covid-19 também gera emprego para profissionais de diversas áreas. Segundo ele, a ampliação vai chegar em nove municípios do estado. “Vamos trabalhar muito e não podemos deixar de agradecer ao governador Wilson Lima, que gera renda, emprego e oportunidades para o nosso estado”, pontuou.
Para o secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Dr. Anoar Samad, o nascimento do projeto é muito importante, pois através da fisioterapia e atividade física mais de 30 mil pacientes foram recuperados. “A nossa missão é salvar o maior número de vidas possíveis e o projeto. Então vamos em frente e contem com a saúde”, frisou o secretário de saúde.
O RespirAR já realizou mais de 167 mil atendimentos. Em maio de 2022 o projeto recebeu reconhecimento internacional com a visita da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto é coordenado pela Farr, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Fundo de Promoção Social (FPS) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM).
Certificados
Nesta quarta-feira (9), mais de 120 pacientes recuperados da Covid-19 receberam o certificado de reabilitação, aptos à prática de exercícios e à retomada das atividades do dia a dia.
A paciente Francineide Cardoso, 42, que recebeu o certificado de reabilitação relatou que ao chegar no RespirAR estava bem debilitada e sem condições físicas de subir escadas ou fazer outro tipo de esforço físico. “Hoje só tenho a agradecer por esse projeto e também ao deputado João Luiz, que indicou o RespirAR ao governo. Estou muito feliz, pois hoje consigo subir e descer degraus. O importante é que o projeto continue a ajudar as pessoas”, comentou.
Com informações da assessoria de imprensa
Comentários do Facebook