SES-AM reforça fiscalização para cumprimento de protocolos sanitários durante jogo entre Brasil e Uruguai
Mais de 210 servidores da Saúde foram convocados para esse trabalho
Manaus - A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) disponibilizou mais de 210 profissionais para atuarem na fiscalização durante a partida entre Brasil e Uruguai, na Arena da Amazônia, realizada nesta quinta-feira (14/10), para cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. No local, ainda foram montados dois postos de saúde contando com o suporte de profissionais da SES-AM e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) para atendimentos emergenciais.
A partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar de 2022, marca o retorno do público à Arena da Amazônia e, também, aos jogos da Seleção Brasileira no país, com previsão de receber 14 mil torcedores.
A Fundação de Vigilância em Saúde Dr.ª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também está coordenando o trabalho de fiscalização dos protocolos sanitários na Arena, tendo disponibilizado cerca de 60 profissionais para esta ação, que se juntam aos mais de 150 servidores da SES-AM para este trabalho. Parte destes servidores estarão atuando nos dois postos de saúde, destinados para atender o público que necessite em situações de emergência.
O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou o esforço de todos os trabalhadores em realizar esse papel de fiscalização dos torcedores, mas ele ressalta a necessidade de colaboração da população, pois este é o segundo evento teste de retomada de público em grandes eventos no Estado.
"Estamos tentando aqui manter o distanciamento. Eu peço também a cooperação da população, porque se a gente não tiver a cooperação para que respeitem as normas sanitárias, nós não vamos conseguir mais fazer eventos desse tipo. Nós estamos aqui com cerca de 210 funcionários da saúde do estado do Amazonas, e estamos tentando aqui controlar a população, até o momento estamos conseguindo. Estamos com muita educação pedindo e parece que a coisa está funcionando", informou o secretário Anoar.
O trabalho de fiscalização consiste em orientar os torcedores sobre a necessidade de cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19 como: respeito ao distanciamento social, uso de máscara, e prestar todas as orientações para evitar aglomerações na entrada e saída do local da partida. Desde o acesso nas bilheterias até as cadeiras tem trabalhadores orientando os torcedores.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, também esclareceu que outros jogos como estes só serão possíveis se todos respeitarem as medidas não-farmacológicas.
"Para que outros jogos, outros eventos, continuem acontecendo é importante que torcedores, convidados, enfim, todos que estão aqui, cumpram as medidas não-farmacológicas. Usem a máscara quando não estiver se alimentando ou tomando bebida, principalmente com relação a manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Lembrando que só foi permitido entrar aquelas pessoas que têm esquema vacinal completo, seja com as duas doses ou dose única. O nosso papel é monitorar e garantir que as medidas não farmacológicas sejam cumpridas", salientou Tatyana.
Urgência
Além do apoio dos trabalhadores da saúde, a SES-AM designou o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada, como unidades referência para encaminhamento dos casos graves que necessitem de atendimento hospitalar oriundos do local da partida.
Com informações da assessoria de imprensa
Comentários do Facebook