Visão Mundial envia ajuda emergencial a venezuelanos desalojados pelas chuvas em Manaus
Poucas horas depois da enxurrada, a Visão Mundial compareceu ao local do desastre para avaliar os danos e atender emergencialmente os migrantes desalojados
São Paulo - Uma forte chuva que caiu na segunda-feira (03) em Manaus (AM) destruiu o abrigo de migrantes e refugiados que funcionava no Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG) da Operação Acolhida. Cerca de 80 venezuelanos (entre estes, 32 crianças) ficaram desabrigados e perderam roupas, objetos pessoais e documentos. O Governo de Manaus, através da Secretaria de Assistência Social, removeu os migrantes para a Vila Olímpica, onde devem permanecer até que sejam interiorizados para outros Estados.
Poucas horas depois da enxurrada, a Visão Mundial compareceu ao local do desastre para avaliar os danos e atender emergencialmente os migrantes desalojados, constatando que todos os equipamentos eletrônicos das agências humanitárias que atuam no PITRIG de Manaus foram danificados ou sofreram perda total.
Como uma organização voltada primordialmente para proteção à infância, a Visão Mundial reuniu esforços para responder imediatamente a essa emergência, buscando trazer alívio para as crianças venezuelanas desabrigadas. Assim, iniciou a entrega de kits de materiais educativos para serem utilizados em atividades recreativas, contendo 1 resma de 500 fls de papel ofício, desenhos para pintura, giz de cera, lápis de cor e massinha de modelar.
Há mais de 2 anos a Visão Mundial atua junto aos migrantes e refugiados que chegaram ao Brasil advindos da crise migratória venezuelana, no intuito de assegurar direitos humanos, proteção, educação e contribuir para formação e inserção no mundo do trabalho.
"Desde ontem, estivemos em contato direto com os comandantes da Operação Acolhida para apoiar as pessoas afetadas pela destruição causada pelas chuvas no abrigo PITRIG de Manaus. Viabilizamos imediatamente recursos pedagógicos e apoio às assistentes sociais que realizarão atividades com as crianças até que a interiorização aconteça", contou Andréa Freire, gerente de resposta humanitária da Visão Mundial.
A partir de hoje (05), a Visão Mundial fará a distribuição de "Kits de Ternura" com materiais lúdicos para as crianças migrantes desabrigadas, visando trazer um pouco de alegria nesse contexto difícil. Além disso, a organização está levantando fundos para viabilizar apoio imediato às demais necessidades identificadas dos venezuelanos e para apoiar a Operação Acolhida na reconstrução do espaço destinado a abrigar pessoas migrantes e refugiadas.
Com informações da assessoria de imprensa
Comentários do Facebook