TIM lança AI Academy com capacitação para 100
A TIM reforça o seu compromisso constante com a inovação e com o desenvolvimento de novas competências lançando a AI Academy, iniciativa inédita e em grande escala destinada a capacitar os seus cerca de 10 mil colaboradores em Inteligência Artificial. Desenvolvida de forma personalizada, e em parceria com grandes empresas do ecossistema de Educação e AI, como: Exame, FIAP, Alura, Google, Microsoft, entre outros, a academia oferecerá jornada de aprendizagem multiformatos em temas comportamentais e técnicos que habilitarão o uso da tecnologia para alavancar os desafios do negócio.
Maria Antonietta Russo, Vice-presidente de Recursos Humanos da TIM, reforça que investir no desenvolvimento dos colaboradores em competências que suportam os desafios do futuro faz parte da estratégia da TIM: "impulsionar o desenvolvimento de novas competências digitais às pessoas não é uma escolha, mas sim um imperativo para garantir a atuação delas nesse novo contexto digital. Por isso, estamos sendo protagonistas em oferecer programas de qualificação, como a Data e a Agile Academy, lançadas nos últimos meses, e agora a AI Academy que chega para preparar nossos colaboradores em habilidades técnicas e comportamentais essências para as transformações que a inteligência artificial vai gerar no mundo do trabalho e na sociedade”. A AI Academy é mais uma iniciativa que integra a Onda Digital, um movimento forte e consistente que a companhia vem realizando nos últimos anos para alavancar as competências digitais, afirma a executiva.
A AI Academy da TIM oferecerá jornadas educacionais específicas com cursos online, lives, workshops, ações práticas e imersivas, como HackaTIM e Bootcamps, para diferentes públicos dentro da empresa, incluindo desde os times técnicos de engenharia e tecnologia, todo o time profissional, liderança e executivos, além das equipes Lojas e Relacionamento com o Cliente.
Para a CIO da TIM, Auana Mattar, a AI Academy é uma das iniciativas que suporta o processo de aprendizagem contínua na TIM e será fundamental para suportar a adoção da tecnologia pelos colaboradores da Empresa: “é uma iniciativa importante para capacitar nossos colaboradores a interagir com as principais tecnologias de mercado e estimular o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais nesse novo cenário que se desenha, onde a AI atua de fato como um copiloto do humano, permitindo que as pessoas se dediquem a atividades que demandam maior criatividade e engajamento entre elas. Esse é apenas mais um passo para integrar tecnologias que já vêm sendo adotadas em nossos processos diariamente na TIM bem como as evoluções das mesmas, incentivando uma cultura de contínua evolução das pessoas”.
AI na TIM
Atualmente, a TIM possui cases de sucesso em frentes como: atendimento ao cliente e otimização da rede e dentro da sua estratégia de adoção de AI, a operadora já identificou mais de 100 casos de uso.
No Atendimento ao Cliente, a operadora utiliza a IA para gerar eficiência e resolver problemas reais, focando especialmente nos feedbacks dos próprios usuários em todo processo de evolução dos serviços. A assistente virtual TAIS (sigla para TIM Artificial Intelligence System), criada em 2020, tem, em média, 76% de assertividade (sem atendimento humano) para compreender o contexto das conversas, e assim, oferecer respostas mais humanizadas aos clientes. Desde sua implementação, a TAIS teve mais de 158 milhões de interações.
Em um ano, a empresa aumentou em 15,7% o nível de satisfação com o atendimento humano, mantendo elevados os índices de resolutividade de demandas no primeiro contato com a central de relacionamento. Simultaneamente, a companhia continua a investir em novas tecnologias para essas interações, utilizando inteligência artificial generativa. Uma das iniciativas em andamento mostrou um aumento de 10 pontos percentuais no nível de satisfação com o atendimento, reduzindo em 8% o tempo médio de serviço.
Comentários do Facebook