Alunos da FMF Wyden desenvolvem jogos e produtos de design para combater racismo e valorizar povos indígenas
Os projetos proporcionam a atuação da comunidade acadêmica e técnica a partir das demandas sociocomunitárias
Acadêmicos de quatro turmas do curso de Design, da Faculdade Martha Falcão Wyden, realizaram 25 projetos para sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância do combate ao racismo, bem como a valorização e a defesa dos povos originários brasileiros (indígenas), utilizando o design como ferramenta de comunicação e conscientização.
Os projetos tiveram início em setembro deste ano com uma visita técnica dos alunos da FMF à Creche Municipal Maria do Perpétuo Socorro, que fica localizada, no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital, onde ocorreu uma coleta de dados com as demandas encontradas. Os projetos se encerram no dia 22 de novembro, onde os alunos farão a entrega dos protótipos desenvolvidos à creche.
Segundo a professora do curso de Design, Diana Melo, da FMF Wyden, a atividade tem como objetivo desenvolver e ampliar o repertório da sobre o combate ao racismo ou a valorização e a defesa e valorização dos povos originários brasileiros (indígenas. "Buscando alternativas criativas para a instrumentalização e o embasamento de diferentes projetos de design que valorizem diferentes identidades culturais e grupos sociais que sofrem com o preconceito e a desinformação. Foram desenvolvidos projetos de design com foco no combate ao racismo ou na valorização e defesa dos povos originários brasileiros (indígenas), a partir da realização de pesquisas e estudos, utilizando o design como uma ferramenta aplicada às demandas sociais e comportamentais. Além disso, o projeto sai do ambiente acadêmico e é entregue à comunidade. A creche já possui uma grade curricular pré-estabelecida pelo Estado, o objetivo do projeto de extensão é somar forças e fornecer para as professoras da creche insumos que possibilitem uma melhor didática e aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem", explicou a professora Diana Melo.
De acordo com a professora Diana, os discentes utilizaram a técnica de design thinking para executar os projetos. "Para o desenvolvimento dos protótipos, os alunos utilizaram metodologias de design, em sua maioria o design thinking. Esta metodologia orienta um desenvolvimento centrado no usuário iniciam com uma imersão no cenário do problema a que se propõem soluciona", disse a docente.
Disciplinas
Os alunos das disciplinas de Design Sociedade e Cultura, e Teoria e Prática da Cor, da FMF Wyden, promovem um processo interdisciplinar de aprendizagem por projetos, proporcionando um diálogo construtivo e transformador com diferentes setores da sociedade.
A disciplina de Teoria e Prática da Cor visa no projeto a melhoria no processo de ensino e aprendizagem das cores primárias com crianças às crianças de 0 a 3 anos. A disciplina de Design, Sociedade e Cultura tem como proposta de projeto a elaboração de produtos de design com o objetivo de combater racismo ou defesa e valorização dos povos originários brasileiros.
Os acadêmicos estão em processo de desenvolvimento de cartilhas e livretos, onde o público-alvo são professoras e pais das crianças matriculadas na creche Municipal Maria do Perpetuo Socorro.
Projetos
Dentre os projetos desenvolvidos, destaca-se um jogo de empilhar tradicionalmente comercializado em madeira, onde o desenvolvimento do projeto permeou o ensino das cores, mas também a segurança das crianças exigindo pesquisa sobre materiais resistentes e seguros, além disso, os acadêmicos exploraram o pensamento criativo e as peças dos blocos espumados foram desenvolvidas numa escala maior que o convencional. O jogo melhora a motricidade infantil e a coordenação motora.
Outro jogo é a torre inteligente, um brinquedo feito com placas e pinos de MDF cujo objetivo é o aprendizado de cores, número e estímulo da habilidade motora e equilíbrio.
Os alunos são orientados pelas professoras Daiana Melo, Palloma Rodrigues e Sarah Batista.
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