Arquiteta e urbanista Melissa Toledo encerra ciclo de oito meses na Gerência do Patrimônio Histórico Edificado
O programa "Nosso Centro" desempenha um papel crucial na importância sociocultural da região, mas também contribui para a reabilitação urbana
A Semana de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) contou com a participação da arquiteta e urbanista Melissa Toledo, que compartilhou seus insights e encerrou seu ciclo na gerência do patrimônio histórico.
O projeto de educação patrimonial idealizado por Melissa Toledo foi selecionado para comunicação oral, um marco que aconteceu na última segunda-feira (30). O evento serviu como uma oportunidade para destacar a importância da educação patrimonial como parte das políticas públicas urbanas.
“O projeto "Vivendo Nosso Centro", é um sucesso e um cumprimento da minha missão à frente da Gerência do Patrimônio Histórico Edificado. O meu sentimento é de missão cumprida após oito meses na gestão do setor, no qual consegui reestruturar o trabalho e implementar a educação patrimonial como parte integrante das políticas públicas urbanas”. Afirmou a arquiteta.
No entanto, Melissa Toledo não encara seu desligamento como um adeus definitivo, mas sim como uma mudança de rumo em sua carreira. A arquiteta e urbanista, com um ciclo anterior na mesma função em 2006, considerou a oportunidade de estar à frente da Gerência do Patrimônio Histórico Edificado em 2023 como uma dádiva. Ela reconheceu a evolução nas normativas, orientações e leis relacionadas ao patrimônio cultural ao longo dos anos.
Para Toledo, é de suma importância preservar e valorizar os elementos culturais de uma sociedade como um meio de manter viva a identidade. Ela enfatizou que a preservação é um ato de construção da cidadania, um ponto de vista que ela busca consolidar através da educação patrimonial e do projeto "Vivenciando Nosso Centro".
O programa "Nosso Centro" desempenha um papel crucial na importância sociocultural da região, mas também contribui para a reabilitação urbana. Melissa Toledo encerra seu ciclo como gerente do Patrimônio Histórico Edificado com um olhar esperançoso em relação ao futuro e a continuação de seu trabalho na área do urbanismo e arquitetura, atuando como assessora técnica consultiva no sistema público e privado.
A contribuição de Melissa Toledo para a preservação do patrimônio histórico e cultural de Manaus é inegável, e sua paixão pela educação patrimonial continuará a ser um farol para a cidade, inspirando a valorização de sua rica herança cultural.
Comentários do Facebook