Artistas que atuam em prol da Amazônia se reúnem em apoio à candidatura de Vanda Witoto
No encontro com artistas estiveram presentes músicos, dançarinos, estilistas, artistas visuais, atuantes do Amazonas
Manaus - “Precisamos implementar políticas públicas de valorização da nossa cultura, e ter esse diálogo com os artistas é fundamental para fortalecer a nossa cultura e nossa arte, que é de resistência”, defende a candidata à deputada federal, Vanda Witoto, durante encontro com artistas do Amazonas
Assessoria de Comunicação
Uma das formas mais potentes de comunicação, desde sempre, é arte. E no Amazonas a cena artística e cultural, que retrata e revela as causas urgentes da Amazônia, se reuniu em apoio à candidatura de Vanda Witoto para deputada federal, na terça-feira, 9, no espaço cultural Curupira Mãe do Mato, centro de Manaus.
“Ter os artistas nessa caminhada é fundamental para fortalecer a nossa arte, que é de resistência. Precisamos estar juntos nesse momento político importante, onde podemos mudar o rumo, e juntos conseguir mais valorização para nossa arte local, que é muito potente. Precisamos implementar políticas públicas de valorização da nossa cultura, precisamos fortalecer, sobretudo na periferia, que é lá que acontece a cultura de resistência”, pontua a líder e ativista Vanda Witoto.
No encontro com artistas estiveram presentes músicos, dançarinos, estilistas, artistas visuais, atuantes do Amazonas, que levam na sua arte, a potência amazônica, como a cantora ativista Márcia Novo.
“A nossa Amazônia é a menina dos olhos do mundo, e precisamos cuidar dela, e para isso, precisamos cuidar primeiro dos povos da floresta, do povo que habita aqui. O planeta não aguenta mais a forma que estamos cuidando dele, e talvez sejamos a última geração que de fato pode realmente transformar esse rumo, e a Vanda Witoto é comprometida com essas causas, como já demonstrou durante a pandemia, onde salvou a vida de muitas comunidades que foram esquecidas”, comenta a artista que é idealizadora da campanha “Vida Indígenas Importam”.
Para o indígena do povo Piratapuya, da TI Alto Rio Negro, designer de moda, Sioduhi, o Estado do Amazonas tem uma pendência histórica com os povos originários e o Estado precisa de Vanda Witoto no congresso para ter mais representatividade na bancada.
“Vanda não tem uma visão romantizada da Amazônia, ela sabe que precisamos cuidar dos povos daqui, os povos indígenas, ribeirinhos e todos que aqui habitam. E implantar políticas de proteção para os povos e território, além de políticas para fortalecer a bioeconomia, é muito importante para viabilizar uma condição de vida digna para quem vive na Amazônia”, disse Sioduhi, que também é empreendedor, fundador da Sioduhi Studio.
Sobre Vanda Witoto
Vanda Witoto é símbolo da resistência e esperança dos povos amazônidas, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19, e hoje, leva ao mundo as questões urgentes da Amazônia, como a proteção dos povos originários e da Amazônia.
A denominação de Vanda Witoto significa “formiga brava”, uma referência ao seu clã de saúvas e ao inseto que é sinônimo de cooperação, trabalho árduo e vida em comunidade.
Definição que se aplica tão bem à mulher indígena que aos 34 anos já é uma líder para o seu povo e tantos outros amazonenses.
Com informações da assessoria de imprensa
Comentários do Facebook