Campanha para a doação de potes de vidro para o estoque de leite materno vai até o final de agosto

A primeira edição da campanha foi desenvolvida pela Associação em 2020 e foi considerada um sucesso

Campanha para a doação de potes de vidro para o estoque de leite materno vai até o final de agosto
Desde o início do mês, a segunda edição da campanha ‘Doe um pote’, cujo objetivo é reunir o maior número de potes de vidro com tampa de plástico - Foto: Divulgação

Manaus - Como parte da campanha ‘Agosto Dourado’, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) desenvolve, desde o início do mês, a segunda edição da campanha ‘Doe um pote’, cujo objetivo é reunir o maior número de potes de vidro com tampa de plástico, para direcionar aos bancos de leite das maternidades públicas de Manaus. A entrega dos potes pode ser feita até o dia 31, das 8h às 17h, na sede da instituição, localizada na rua Estênio Neves, 131, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

A primeira edição da campanha foi desenvolvida pela Associação em 2020 e foi considerada um sucesso. De acordo com a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, a iniciativa ajudará as mamães que não podem amamentar seus bebês por motivos diversos, possibilitando que eles sejam alimentados, nas unidades neonatais, com leite materno doado por lactantes voluntárias. Os potes serão destinados a maternidades públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), que possuem em sua estrutura, os chamados bancos de leite.

A principal função dos bancos de leite e postos de coleta é o apoio, proteção e promoção do aleitamento materno. O leite materno é o alimento mais completo para os bebês com até os seis meses de idade, dispensando, inclusive, o consumo de água pelos pequenos. O alimento também colabora para o combate à desnutrição.

Agosto Dourado

A campanha ‘Agosto Dourado’ reforça a importância da amamentação, uma vez que o leite materno é considerado ‘alimento de ouro para os bebês, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa é da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) juntamente com a IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) e conta com a adesão do Ministério da Saúde, a partir do tema “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.

O movimento ocorre simultaneamente em mais de 100 países, incluindo o Brasil. No Amazonas, diversas instituições públicas e privadas desenvolvem atividades alusivas ao mês. A Segeam, prestadora de serviços de enfermagem especializada ao SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo os de obstetrícia, é uma delas.

Estudos recentes apontam que a amamentação correta pode evitar milhares de mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo, além de ajudar a prevenir o câncer de mama. “É um ato de afeto e amor, que reforça os laços entre mãe e filho, além de promover a saúde dos pequenos. Por isso, nunca é demais reforçar a generosidade e a relevância da prática de amamentar”, frisou Karina Barros.

 

Com informações da assessoria de imprensa