Campanha valoriza negócios de impacto que contribuem para a proteção da floresta amazônica

Reconhecer e valorizar as diversidades naturais e culturais da região amazônica é o propósito da campanha #1AmazôniaDePossibilidades, lançada pelo Lab de Impacto, programa de aceleração do Impact Hub Manaus. O movimento também visa impulsionar o consumo de produtos e serviços de negócios de impacto socioambiental, colaborando para a economia local em diferentes territórios. A campanha também contou com o reforço de influenciadores da Amazônia na criação de conteúdos digitais para visibilizar e incentivar ainda mais o consumo desses negócios.
Iniciado em 2020, o Lab de Impacto tem se destacado cada vez mais como uma referência regional. O programa proporciona uma ampla capacitação empreendedora, conexão com atores do mercado, capital semente de R$ 30 mil a R$ 100 mil e monitoramento por 36 meses após o fim da jornada. Em três edições, foram mais de 300 negócios inscritos. Atualmente, o Lab apoia 23 negócios da Amazônia Legal que atuam em diversos setores, como alimentação, gestão de resíduos, turismo e moda sustentável.
Marcus Bessa, cofundador do Impact Hub Manaus, explica que o foco da campanha é destacar o trabalho dos negócios que são exemplo de inovação socioambiental e somam para o desenvolvimento sustentável em territórios urbanos, rurais e tradicionais na região.
“É um processo de conscientização. Ao consumir produtos desses negócios, os consumidores não só apoiam a economia local, mas também ajudam a proteger a biodiversidade, promover a inclusão social e apoiar o trabalho de mulheres, e comunidades indígenas”, explica.
Após construir toda a percepção do negócio, o novo desafio é conquistar espaço no competitivo mercado. Há várias marcas de destaque, cujo impacto vai além de oferecer um produto ou serviço inovador e se reflete no compromisso junto ao meio ambiente, ao fortalecimento da economia local e as populações tradicionais.
“A campanha também é uma forma de reconhecer o trabalho incansável de empreendedores amazônidas que estão transformando a realidade onde atuam”, acrescenta Bessa.
Empreendimentos que transformam a realidade
Fundada em 2018, a Flor de Jambu é uma marca paraense que busca valorizar e resgatar os sabores da Amazônia com a venda de produtos alimentícios de alto valor nutricional e sabor. A lista inclui compotas, geleias, marmeladas e temperos feitos com frutas e plantas da região.
“A Flor de Jambu é um exemplo de como a gastronomia pode ser uma ferramenta de transformação social”, afirma Carol Vilanova, CPO do negócio.
Outra marca paraense é a Cacauaré, cujo foco é a manipulação de cacau amazônico para a produção de produtos deliciosos e de alta qualidade, respeitando os princípios de sustentabilidade e comércio justo. O negócio ainda explora a combinação sensorial de outros sabores amazônicos, como o cupuaçu.
“O nosso diferencial é que valorizamos a produção local e o uso de técnicas tradicionais de cultivo do cacau, buscando sempre a preservação ambiental e o empoderamento de produtores locais”, revela Noanny Maia, diretora executiva.
Já em Iranduba (AM), Regina Ramos está à frente da Sapopema Biojoia, uma marca que une arte e sustentabilidade para criar peças únicas de joalheria, como colares e pulseiras, feitas artesanalmente com materiais da floresta, como sementes, madeira e fibra vegetal.
“Cada peça é mais do que um acessório. É um símbolo de resistência cultural e de respeito à biodiversidade da Amazônia”, declara Regina.
Quem valoriza o artesanato indígena e a moda sustentável é o Ateliê Yawa. O negócio acreano cria peças exclusivas que têm como base tecidos naturais, técnicas ancestrais e tradições culturais de povos originários da Amazônia.
“Mais do que gerar emprego para as mulheres da comunidade, ao apoiar as mulheres indígenas na construção de uma economia própria e sustentável, nos tornamos uma plataforma de empoderamento feminino”, afirma Nara Mattos, Coordenadora Geral.
Preservar para o amanhã
Marcus Bessa reforça que entre os principais benefícios de consumir produtos de negócios regionais está a conservação da sociobiodiversidade; o fomento à economia local, a valorização das culturas indígenas e de povos tradicionais; e a sustentabilidade ambiental.
“Ao apoiar estes e outros negócios do portfólio do Lab de Impacto, estamos não só investindo em produtos autênticos e de qualidade, mas ajudando a preservar a Amazônia para as próximas gerações. Junte-se a essa causa e celebre a riqueza da floresta em todos os aspectos”, finaliza. Mais informações sobre a campanha #1AmazôniaDePossibilidades estão disponíveis nas redes sociais @labdeimpacto_ e @impacthubmanaus.
Comentários do Facebook