Deputado João Luiz alerta sobre índices de depressão e ansiedade no plenário Ruy Araújo da Aleam
O parlamentar informa que o Brasil, segundo a OMS, está em primeiro lugar no mundo no ranking da ansiedade com mais de 18 milhões de pessoas e mais da metade da população está com depressão
O presidente da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred), deputado estadual João Luiz (Republicanos) alertou nesta quarta-feira (13), no plenário Ruy Araújo sobre os índices de ansiedade e depressão divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio pela Frente Parlamentar e a Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
“O Brasil, segundo a OMS, está em primeiro lugar no mundo no ranking da ansiedade com mais de 18 milhões de pessoas e mais da metade da população está com depressão, isto é, quase 30 milhões de pessoas com depressão, que vem causando os casos de suicídio. Um estudo do Ministério da Saúde (MS) vem revelando que Manaus é a quarta capital do Norte com o maior número de adultos com depressão”, afirmou o deputado João Luiz.
Trabalhos
A Fenapred da Aleam e Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale, ambas presididas pelo deputado João Luiz realizarão o 3° Simpósio: Prevenção é Solução, além da campanha Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio, que acontecerão no município de São Gabriel da Cachoeira, no dia 28 de setembro e o Encontro Parlamentar de Políticas Públicas sobre Saúde Mental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no dia 29 de setembro.
“Quero agradecer aqui o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade por apoiar esse Simpósio em São Gabriel da Cachoeira para que possamos minimizar os impactos da depressão e ansiedade nos indígenas. Também teremos debates no auditório Senador João Bosco, onde o deputado Comandante Dan será um dos palestrantes”, destacou o republicano.
Ações
Na última terça (12) e quarta-feira (13), a Fenapred realizou no Centro de Convivência da Família no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, e na Escola Estadual Senador Antovilla Mourão, no bairro São Lázaro, Zona Sul de Manaus, palestras voltadas ao Setembro Amarelo, mês alusivo de combate ao suicídio.
Comentários do Facebook