Dia do Delegado: PC-AM ressalta atuação e importância dos profissionais para a segurança pública no Amazonas
Neste dia 3 de dezembro, celebra-se o Dia do Delegado de Polícia, data que homenageia os profissionais responsáveis por coordenar as investigações policiais e assegurar a ordem pública. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca a atuação desses servidores, reconhecendo sua importância para a segurança pública em todo o estado.
Em dezembro de 2023, como parte do compromisso do Governo do Estado com a segurança pública, 46 novos delegados de polícia tomaram posse após aprovação no concurso público realizado em 2022. A iniciativa visou fortalecer o programa Amazonas Mais Seguro e ampliar o efetivo da PC-AM, tanto na capital quanto no interior, garantindo um atendimento mais eficiente à população.
FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM
Desafios e realizações
A delegada Alynne Lima, titular do 16° Distrito Integrado de Polícia (DIP), destaca os desafios de sua profissão. Com 13 anos de atuação na PC-AM, Alynne já participou de operações e casos marcantes.
“Desde criança, eu tinha o desejo de ajudar a população, e isso me inspirou a ser delegada. Um dos casos que mais marcou minha vida foi a Operação Salvaguarda, na qual resgatamos um bebê de 20 dias, vítima de tráfico de pessoas. Em momentos como esse, tenho certeza de que escolhi a profissão certa”, afirmou Alynne.
FOTO: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM
Além de participar de operações de grande repercussão, a delegada também lida com casos cotidianos que, embora menores, têm impacto significativo na vida das pessoas. Segundo ela, a atuação em diversas unidades policiais ao longo da carreira contribuiu para o desenvolvimento da experiência necessária para enfrentar os desafios diários da profissão.
“Trabalhar em diferentes unidades me proporcionou uma visão mais ampla das dificuldades enfrentadas pela população e dos diferentes tipos de ocorrências. Isso foi fundamental para aprimorar minha capacidade de resolver casos e atender a comunidade de maneira eficiente”, salientou.
Atuação no interior
Os delegados lotados no interior enfrentam desafios únicos, mas continuam a fazer a diferença para comunidades mais isoladas. O delegado Rodrigo Beraldo, da 60ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus), é um exemplo desta dedicação. Natural do Rio de Janeiro, ele ingressou na PC-AM após ser aprovado no último concurso público.
“A sensação de ver meu nome na lista de aprovados no concurso realizado pelo Governo do Amazonas foi única. Tive a sensação de que todo o esforço e toda a abdicação durante os anos no estudo valeram a pena. Foram sete anos ininterruptos, estudando apenas por cargo de delegado, e a alegria foi imensa”, enfatizou o delegado.
FOTO: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM
O delegado citou, ainda, que poder levar a segurança pública às regiões mais distantes é gratificante e, ao fim de cada missão, surge a sensação de dever cumprido.
“No interior, enfrentamos dificuldades de locomoção, já que o transporte é feito principalmente por rios, usando barcos e lanchas. Apesar dos desafios, estamos preparados para enfrentar a criminalidade. Assumimos o cargo de delegado com satisfação e todos os dias buscamos reafirmar o nosso compromisso com a sociedade, selado no momento do juramento de posse”, finalizou o delegado.
Comentários do Facebook