Em Cali, mais de 190 países se reúnem para avaliar, pela primeira vez, a implementação do Marco Global de Biodiversidade

Em Cali, mais de 190 países se reúnem para avaliar, pela primeira vez, a implementação do Marco Global de Biodiversidade

Começou nesta segunda-feira (21/10) em Cali, na Colômbia, a 16ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP16). 

Na COP16, líderes e representantes de mais de 190 países revisarão, pela primeira vez, a implementação do Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, que entrou em vigor em dezembro de 2022. 

A Convenção sobre Diversidade Biológica é uma das três Convenções do Rio - tratados pioneiros lançados durante a ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992. 

Revisão

Na COP16, os governos revisarão a implementação do Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal pela primeira vez desde que entrou em vigor. Espera-se que as Partes da Convenção mostrem como suas Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANBs) se alinham com o Marco Global, e prevê-se que a COP16 continue desenvolvendo a estrutura de monitoramento e avance na mobilização de recursos para alcançar suas metas e objetivos. 

Entre outras tarefas, a COP16 também deve finalizar e colocar em funcionamento o mecanismo multilateral sobre o compartilhamento justo e equitativo dos benefícios decorrentes do uso de informações digitais sobre sequências de recursos genéticos.