História: Leopoldo Peres, um nome que marcou a política amazonense,

Advogado, jornalista, professor, serventuário da justiça e parlamentar com uma carreira ilibada, essas foram algumas das áreas que o saudoso senador Leopoldo Peres Sobrinho atuou em prol do Amazonas

História: Leopoldo Peres, um nome que marcou a política amazonense,

Advogado, jornalista, professor, serventuário da justiça e parlamentar com uma carreira ilibada, essas foram algumas das áreas que o saudoso senador Leopoldo Peres Sobrinho atuou e se destacou trabalhando em prol do Amazonas.

Segundo a filha do senador Leopoldo, Ofélia Peres, o político adorava Manaus por conta das memórias da juventude, pela família e amigos.

“Tinha um amor pelo interior e preocupação com os indígenas, e principalmente, pela Zona Franca de Manaus, preocupado sempre com o desemprego”, pontuou Ofélia Peres.

Outra filha de Leopoldo, Danielle Peres destacou que Peres deixou a marca da generosidade, honestidade, gentileza e educação.

“Como pai, posso dizer que foi o melhor pai, melhor amigo e referência”, enfatizou.

A filha Lucrécia Peres destaca que sempre lembrará do pai como um homem de coração generoso que não guardava rancor ou mágoa de ninguém, sempre disposto a perdoar.

Leopoldo Peres Sobrinho era uma figura marcante na política amazonense, além de senador também exerceu mandato de deputado federal e foi superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O manauara testemunhou em 2 de abril de 1964 um dos momentos mais emblemáticos da história do Brasil, que foi a sessão que declarou vaga a presidência de João Goulart.

Como congressista, participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, onde foi membro titular da Subcomissão do Poder Judiciário e do Ministério Público, da Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo e suplente da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica, da Comissão da Ordem Econômica.

Ética

Quem conheceu o senador Leopoldo Peres classifica ele como um homem íntegro, extremamente focado, honesto, ético e discreto, um homem a frente de seu tempo.

Peres era de tradicional família de políticos, como o irmão, o senador Jefferson Peres e era sobrinho de Leopoldo Peres, genro do ex-governador do Amazonas, Álvaro Maia. O Amazonense foi eleito, pela primeira vez, nos anos de 1950, como deputado federal que mais trabalhou pelo seu mandato ainda jovem, atuando na Câmara Federal até 1975. De 1987 a 1991, foi senador da República. Ele exerceu vários cargos no governo do Estado e, em 2003, foi chefe da Controladoria-Geral do Estado, onde permaneceu até o início de 2017.

Leopoldo Peres Sobrinho morreu aos 88 anos no dia  5 de março de 2018, deixando um legado histórico na política amazonense.

Educação

Leopoldo Peres Sobrinho era técnico em Administração Municipal e Relações Humanas, formado pelo Instituto Brasileiro de Assistência aos Municípios, e obteve o Bacharelado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro com curso intensivo de Direito Constitucional e Direito Processual Penal pela Universidade do Distrito Federal, além do curso de especialização em Direito Agrário e Legislação de Registros Públicos e do curso de História Universal e Geografia Geral.