Indicativo do deputado João Luiz ao Governo do Amazonas foi crucial para criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura

Indicativo do deputado João Luiz ao Governo do Amazonas foi crucial para criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura

O indicativo do deputado João Luiz (Republicanos), por meio do requerimento nº 2766/2024 ao governador Wilson Lima foi crucial para a criação da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa). Nesta quinta-feira (13), em votação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 56/2025, oriundo da Mensagem Governamental nº 20/2025, que cria a secretaria foi aprovado pelos parlamentares.

“O objetivo é fazer com que a secretaria seja responsável por coordenar e executar políticas, programas e ações relacionadas à atividade pesqueira no estado, promovendo o desenvolvimento sustentável da pesca, garantindo a preservação dos recursos naturais, a sustentabilidade econômica e social dos pescadores e a oferta de produtos pesqueiros de qualidade para a população”, disse o deputado João Luiz.

O republicano destaca que a Sepa poderá realizar parcerias e articulações com instituições, associações, entidades de pesquisa e órgãos governamentais relacionados à pesca e à aquicultura, trazendo conhecimentos, capacitando por meio de estudos e pesquisas, e articulando recursos e programas de incentivo.

Números
Ao longo dos mandatos no Poder Legislativo, o deputado estadual João Luiz destinou mais de R$ 2,4 milhões em emendas parlamentares para a pesca no Amazonas.

O parlamentar frisou que as emendas parlamentares foram destinadas para a aquisição de kits de pesca artesanal, motores de rabetas, caminhão, lanchas, eventos culturais, mobiliário, reforma, aquisição de pescados e condicionadores de ar.