O Boticário e Quem Disse, Berenice? lançam Beautybox, programa de fidelidade do Grupo Boticário, que já nasce como o maior de beleza no Brasil

O Boticário e Quem Disse, Berenice? lançam Beautybox, programa de fidelidade do Grupo Boticário, que já nasce como o maior de beleza no Brasil

O Grupo Boticário anuncia o lançamento de Beautybox, um movimento estratégico que, nessa primeira fase, unifica os antigos Clube Viva (O Boticário) e Nosso Clube (Quem Disse, Berenice?), consolidando o maior programa de fidelidade do setor de beleza no Brasil*, com  mais de 25 milhões de base ativa e 35 milhões de investimento. Mais do que um sistema de pontos, Beautybox chega para ressignificar a relação entre marca e consumidor ao oferecer um ecossistema completo de vantagens, experiências exclusivas e maior poder de personalização.

O lançamento oficial, que ocorreu no dia 31 de março, acompanha a evolução do mercado de fidelização, que se tornou um diferencial competitivo essencial no varejo. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), 71% dos consumidores buscam programas de fidelidade como forma de economizar dinheiro, enquanto 82,7% consideram o reconhecimento fundamental para se manterem engajados com uma marca. Empresas que investem nessa estratégia registram um crescimento médio de 30% no valor do ciclo de vida do cliente, reforçando a relevância desse movimento para a sustentabilidade do negócio.

“Beautybox é mais um passo na nossa estratégia de relacionamento com o consumidor. Mais do que um programa de fidelidade, estamos construindo um ecossistema que transforma a experiência de compra, aumentando a recorrência e a relevância das nossas marcas no dia a dia dos clientes. Essa é uma evolução natural do varejo, em que a fidelização se dá não apenas por benefícios transacionais, mas pela conexão genuína com os consumidores”, afirma Natália Calixto, Diretora de Gestão de Valor do Consumidor.

Novo capítulo na estratégia de Loyalty

A integração das marcas em um único sistema considera o comportamento do consumidor, que costuma utilizar produtos de diferentes marcas do Grupo Boticário, e oferece uma experiência mais ampla e vantajosa. Com descontos, benefícios exclusivos, como: frete grátis, mimo de aniversário e até convite a eventos, incluindo a visita à fábrica do Grupo Boticário em São José dos Pinhais/PR. O programa amplia a inclusão de todas as marcas da empresa nesse ecossistema de fidelidade até 2028, fortalecendo a fidelização e otimizando o valor da jornada de compra.

Atualmente, 4 mil lojas ativas operam sob o novo programa, garantindo capilaridade e presença nacional. Desde sua implementação, 6,6 milhões de boletos já foram emitidos, sendo 93% dentro do novo modelo de fidelidade. Além disso, 56% dos clientes que realizaram compras já resgataram pelo menos um benefício, demonstrando aderência ao programa. O engajamento também se reflete no nível mais alto de fidelização: 54 mil clientes já alcançaram o Nível Ouro, enquanto 1,3 milhão de consumidores iniciaram pelo menos um desafio dentro da plataforma gamificada.

Para o Grupo Boticário, a estratégia está alinhada ao movimento de digitalização e integração omnichannel, garantindo que os clientes possam usufruir dos benefícios em lojas físicas, e-commerce e aplicativos, de forma fluida e personalizada. "O consumidor de hoje transita sem barreiras entre o físico e o digital, no piloto do programa, por exemplo, de forma transicional, tivemos 80% dos boletos com resgate de pontos e frete grátis. Com Beautybox, não estamos apenas integrando canais, mas criando um ecossistema de relacionamento onde cada interação gera valor real, independente de onde ou como o cliente escolha se relacionar com as nossas marcas”, acrescenta Natália.

Para consolidar a proposta do programa, o lançamento contará com uma estratégia 360° ao longo de 2025. A comunicação será sustentada por campanhas, ativações com influenciadores e uma abordagem de CRM para engajamento contínuo. Além disso, experiências exclusivas, como visitas às fábricas do Grupo Boticário e eventos especiais, serão diferenciais para membros Ouro.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.  O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.