Páscoa mantém comércio aquecido: TIM Ads revela crescimento na intenção de compras

Páscoa mantém comércio aquecido: TIM Ads revela crescimento na intenção de compras

Atenta às demandas do mercado, a TIM realizou uma pesquisa para entender como os brasileiros estão se preparando para a Páscoa deste ano. Realizado por meio da plataforma TIM Ads, o estudo recebeu quase 64 mil respostas de clientes de todo o Brasil e revelou que os números são promissores, com expectativa de boas vendas, ou seja, o coelhinho da Páscoa deve ser generoso este ano, mantendo a tradição de presentear em alta.
O levantamento, realizado entre os dias 10 e 16 de março, aponta que 82% dos entrevistados costumam comprar algo para a data, sendo que 69% desses consumidores planejam gastar até R$100 em presentes da Páscoa. Isso representa um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado, quando apenas 59% dos entrevistados afirmaram que gastariam até R$100.
No Amazonas, 40% dos respondentes dizem que pretendem gastar até R$ 50. A preferência pelos ovos de chocolate se mantém como uma tradição firme, representando 32% das intenções de compra, seguidos pelos chocolates em geral, com 28% das escolhas, os artigos religiosos aparecem em seguida (16%). Outros itens como presentes artesanais, brinquedos e colombas pascais, aparecem empatados, cada um com 15% das respostas.
Apesar das lojas físicas ainda liderarem as vendas de Páscoa, com 31% da preferência dos consumidores, o comércio online continua em crescimento, conquistando 22% das escolhas. Na hora de pagar, o cenário aponta para uma tendência clara de popularização dos pagamentos instantâneos. O dinheiro é o método mais usado (30%), e o PIX ganha cada vez mais adeptos, com 26% das respostas.
Os dados levantados mostram ainda que, embora a busca por ofertas seja relevante, existe um movimento crescente de consumidores dispostos a garantir seus presentes antecipadamente. Em 2024, 37% dos consumidores esperavam pelas ofertas após a Páscoa para fazer suas compras. Neste ano, esse número caiu para 31%; enquanto outros 17% indicaram que pretendem adotar essa estratégia pela primeira vez.
 
 
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.