Secretaria de Cuidado, Prevenção a Depressão, Suicídio e Drogas da Unale realiza campanha no Setembro Amarelo

O presidente da secretaria também destaca que o objetivo dessa campanha é levar a informação, conteúdo e material para divulgação, para que se possa alcançar e repercussão em outras assembleias e sociedade sobre o assunto

Secretaria de Cuidado, Prevenção a Depressão, Suicídio e Drogas da Unale realiza campanha no Setembro Amarelo

Manaus - A Secretaria de Cuidado, Prevenção a Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) está realizando a campanha "Agir para prevenir", em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio.

"O Setembro Amarelo tem o intuito de conscientizar e informar a população para a prevenção ao suicídio, ao cuidado com a saúde mental. Ele é um mês importante para informar, divulgar e orientar a sociedade sobre o combate ao suicídio. Esse é um mês de valorização a vida", disse o deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), presidente da Secretaria de Cuidado, Prevenção a Depressão, Suicídio e Drogas da Unale.

O presidente da secretaria também destaca que o objetivo dessa campanha é levar a informação, conteúdo e material para divulgação, para que se possa alcançar e repercussão em outras assembleias e sociedade sobre o assunto.

Dados
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que “sentimentos frequentes de tristeza e depressão afetam 40% da população adulta brasileira, e sensação frequente de ansiedade e nervosismo foi relatada por mais de 50% das pessoas”.

Prevenção ao Suicídio
O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio ocorre neste sábado (10). A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Secretaria
A Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas foi instituída neste ano. Ela tem como objetivo dar continuidade no incentivo pela criação de Frentes ou Comissões Parlamentares nas Casas Legislativas Estaduais, ser parceira do Congresso Nacional nas discussões de políticas públicas de promoção à vida, além de realizar debates, discussões e fóruns que fomentem os programas de cuidado à vida, nos estados e municípios.

A secretaria é conduzida pelo deputado do Amazonas, João Luiz (presidente), deputado da Bahia, Jurailton Santos (vice-presidente de Assuntos Legislativos), deputado de São Paulo, Altair Moraes (vice-presidente de Assuntos Políticos), deputada de Roraima, Catarina Guerra (vice-presidente de Assuntos Sociais) e deputado do Maranhão, Mical Damasceno (secretário).

 

Com informações da assessoria de imprensa