Aleam realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, por iniciativa do deputado João Luiz

Aleam realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, por iniciativa do deputado João Luiz

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou no plenário Ruy Araújo na quinta-feira (20), a Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Estado do Amazonas, por meio do requerimento Nº 568/2024, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos).

“A contribuição que a comunidade japonesa faz para o nosso estado e povo é de muita relevância, desde a chegada no município de Maués. De lá para cá são mais de 90 anos, os japoneses têm evoluído com sua cultura e sua economia, principalmente, aqui na Zona Franca de Manaus onde tem vários representantes japoneses, que fazem com que portas de trabalho sejam abertas para o nosso povo”, disse o deputado João Luiz.

João Luiz também é autor da Lei Nº 6.683/ 2024, sancionada pelo governador Wilson Lima, que institui o dia 20 de junho como o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas.

O diretor-presidente do Sistema de Comunicação Encontro das Águas, Oswaldo Jodas Lopes Filho, que representou o governador Wilson Lima, destacou que fica feliz de participar dessa solenidade no Poder Legislativo, devido a importância que os japoneses têm para o estado do Amazonas.

“Imagine que em 1930 chegaram os primeiros japoneses aqui no Amazonas com suas famílias. A colônia japonesa tem uma grande responsabilidade no cultivo do guaraná no nosso estado. Queremos agradecer sempre por tudo o que vocês fizeram e fazem pelo estado do Amazonas”, afirmou o diretor-presidente Oswaldo Lopes Filho.

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino explicou que nesta quinta-feira (20) está sendo comemorado o primeiro Dia da Imigração Japonesa no Amazonas. “Essa data é muito significativa, pois faz 94 anos que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Amazonas. Para nós é muito importante essa data e queremos continuar participando do desenvolvimento do estado”, frisou.

Durante a solenidade o deputado João Luiz entregou uma placa comemorativa para o presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, Hajime Hattori, o parlamentar também foi agraciado pelo cônsul-geral do Japão em Manaus com um certificado de honra ao mérito e ocorreu uma apresentação cultural no plenário.

A Sessão Especial também contou com a participação do juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Diogo Franco, vice-presidente da Câmara Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas, Minoro Sato, advogado Elson Ribeiro, representando a Ordem dos Advogados do Secção Amazonas (OAB-AM), Presidente da Associação Kotaku do Amazonas, Valdir Sato, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, tenente-coronel Alisson Henrique, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA) e dentre outras autoridades.

História
A imigração japonesa no estado do Amazonas, destaca sua origem em 1930, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses a Maués, e a posterior chegada dos Koutakuseis em 1931. Eles foram responsáveis por importantes contribuições, como o desenvolvimento do cultivo da juta na região, impulsionando o crescimento econômico do estado. A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas realizou sessões especiais em homenagem aos Koutakuseis, reconhecendo suas contribuições. Após a guerra, mais imigrantes japoneses chegaram à região, dedicando-se principalmente à hortifruticultura e à avicultura. Atualmente, a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental desempenha um papel importante na disseminação da cultura japonesa na região, oferecendo cursos de língua japonesa e organizando eventos culturais. Além disso, há uma presença significativa de empresas japonesas na Zona Franca de Manaus, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e gerando empregos e renda para a população amazonense.