Em duas semanas, Governo do Estado entrega títulos definitivos de imóveis para 260 famílias de Manaus

Ação itinerante da SECT contemplou 260 famílias da capital nas últimas duas semanas

Em duas semanas, Governo do Estado entrega títulos definitivos de imóveis para 260 famílias de Manaus

Manaus - A família de Anne Machado, 63, é uma das beneficiadas com títulos definitivos de moradia entregues pela Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (SECT-AM). Uma espera de décadas chegou ao fim para outras 260 famílias de Manaus nas últimas duas semanas. Para a aposentada, o documento em mãos simboliza a concretização de um sonho.

Quando chegou à rua Geisa Cardoso Vasques, no bairro nova Esperança, na zona oeste, Anne estava com os dois filhos ainda crianças. Atualmente, a casa também abriga um neto. “Eu comprei essa casa quando meus filhos eram pequenos, comecei a ajeitar, era uma segurança. Aqui, a gente pisa firme. A pior coisa é viver de aluguel”.

Para a aposentada, o documento é a garantia de um lar para o resto da vida. “Eu perguntava para os meus filhos: ‘Será que um dia a gente ainda vai receber (o título)?’. Não sabia mais para onde correr. Eu tinha medo de tomarem a minha casa. Eu agradeço muito, é um sonho, pois eu nem esperava mais”, afirmou.

No Nova Esperança, foram contempladas 40 famílias. Outros bairros beneficiados nas últimas semanas foram o Monte das Oliveiras (55 famílias), no dia 21 de julho, e Redenção (165), no dia 30 de julho.

Com o documento, o Governo do Estado garante dignidade para a população, promovendo segurança jurídica e abrindo portas para financiamentos públicos destinados à melhoria da moradia.

O aposentado Omar Ferreira, 78, também é um dos beneficiados pela ação itinerante. Residente no bairro Nova Esperança desde 1978, ele havia solicitado, pessoalmente, o documento em 2011 e chegou a sofrer um golpe durante o processo.

“Uma vez me disseram que estavam esperando eu morrer para me entregar esse documento. Eu cheguei a pagar um rapaz que media terrenos, fui buscá-lo, ele veio, mediu tudo e sumiu”, comentou o aposentado.

Omar divide a residência com a esposa e a filha. Para ele, o documento é um presente para a família, resultado de muita luta “É muita alegria, o tanto que eu esperei por isso. Agora está na minha mão, graças a Deus. Agora é só felicidade!”, disse.

Cadastro
Durante a entrega dos títulos de terra, técnicos e vistoriadores da SECT passam coletando, de casa em casa, os documentos dos moradores que ainda não efetivaram a regulação fundiária, a fim de analisar e realizar o trabalho topográfico das residências. É importante que os interessados em adquirir o documento recebam os trabalhadores para conclusão de cadastro.

 

Com informações da assessoria de imprensa