Integração: SSP-AM participa de reunião com MPAM para fortalecer ações em unidades de ensino

O encontro foi promovido pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior

Integração: SSP-AM participa de reunião com MPAM para fortalecer ações em unidades de ensino

O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, participou, na manhã desta terça-feira (11/04), de uma reunião na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), na Ponta Negra, na zona oeste de Manaus. O encontro, realizado pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, teve entre os objetivos estreitar as relações entre as instituições e discutir e fortalecer as ações preventivas, realizadas pelas duas instituições, voltadas para as unidades de ensino do Estado.

Nesta segunda-feira, o MPAM instaurou procedimento para combater e prevenir atos de violência (física e psicológica) contra crianças e adolescentes em escolas do Estado. O órgão busca uma atuação integrada com outras instituições do Estado e do município para fortalecer medidas socioeducativas.

Durante a reunião, o secretário da SSP-AM destacou todas as medidas que foram tomadas pelo Governo do Estado, como a criação do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) e a forma como estão tratando sobre o tema. Mansur aproveitou para, também, para estreitar as relações institucionais e agradeceu pela contribuição do MPAM.

"Estamos tendo todo um cuidado quando recebemos denúncias de casos como esse. E, hoje, viemos compartilhar informações com o Ministério Público. O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Alberto Rodrigues, mostrou que quer ajudar e participar das reuniões do Comitê”, disse o titular da SSP-AM, General Carlos Alberto Mansur.

Nise

Anunciado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (10/04), o Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) vai atuar em escolas públicas estaduais monitorando e coibindo ameaças e a ocorrência de ataques a unidades de ensino da rede estadual. O comitê reforça as ações já adotadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Secretaria de Segurança, para resguardar o convívio pacífico e seguro nas escolas do Estado.

O grupo de trabalho é baseado nas diretrizes do “Plano de ações integradas para a segurança nas escolas”, idealizado pelo governo em uma ação conjunta entre as secretarias estaduais. A criação do comitê foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), situado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Integram o comitê a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a Secretaria de Governo (Segov), Casa Civil, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros; Casa Militar, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).