Vereador Sandro Maia tem mandato cassado por juiz do TRE-AM
O pedido de impugnação da candidatura do vereador eleito Sandro Maia foi feito pelo companheiro de partido, o ex-vereador Gilmar Nascimento (DEM), ainda em 2020
Manaus - O vereador Sandro Maia (DEM) teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta quarta-feira (22). O juiz Rogério Vieira entendeu que o parlamentar, durante todo o período da campanha eleitoral, vinculou a imagem do Instituto Sandro Maia com a sua candidatura. O magistrado também declarou a inelegibilidade de Maia por oito anos.
O pedido de impugnação da candidatura do vereador eleito foi feito pelo companheiro de partido, ex-vereador Gilmar Nascimento (DEM), ainda em 2020. Para provar o abuso de poder econômico, o ex-parlamentar apresentou fotos de ações sociais do Instituto Sandro Maia publicadas pelo então candidato durante o processo eleitoral.
O magistrado Rogério Vieira, em decisão, disse que as circunstâncias relatadas possuem gravidade, sendo certo por escrito pelo Ministério Público Eleitoral a cassação do diploma do candidato, “pela caracterização indevida do Instituto Sandro Maia na campanha eleitoral, no sentido de coibir o abuso do poder econômico e possibilitar uma conduta de tratamento igualitário a todos os candidatos da eleição”.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do TRE-AM, ainda se trata de processo de Zona Eleitoral de 1º Grau, ou seja, o vereador deve recorrer a Corte Eleitoral. Ainda conforme o TRE-AM, em regra, “troca-se cadeiras”, somente após julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sem resposta
O site O PODER entrou em contato com o vereador Sandro Maia, no entanto, o mesmo não atendeu as ligações telefônicas. Na manhã desta quinta-feira (23), o parlamentar também retirou propagandas de cursos de inglês do Instituto Sandro Maia da rede social Instagram.
Com informações do Portal O PODER
Comentários do Facebook